Social Icons

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cinco livros que me fizeram chorar


CONTÉM SPOILERS


Image and video hosting by TinyPic

5º lugar - A arte de correr na chuva – Garth Stein


Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny - Enzo - estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.



******

Dizer que o livro me fez chorar seria um exagero, principalmente porque não sou do tipo que se emociona facilmente. Também não gosto de livros/filmes com animais, apesar de amá-los. Mas posso afirmar que esse me levou a refletir sobre muitos assuntos e me mostrou uma nova maneira de encarar os problemas e a dor. 
É um livro comovente, mas ao mesmo tempo engraçado. Ele que aborda o tema "morte" de uma maneira muito suave. O livro trata da história de uma família contada através da visão do dócil Enzo, um cachorro com alma humana. Enzo foi criado assistindo  programas de TV e adora o "National Geographics". O livro  dá uma lição de vida e nos ensina como ter calma e coragem diante das adversidades da vida, além de mostrar a força do amor e de uma grande amizade. A história é envolvente e nos trás um ponto de vista muito diferente sobre a vida, a morte e o cotidiano.


Image and video hosting by TinyPic

4º lugar – Cante para eu dormir – Angela Morrison


O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.


******

Beth não tem nada do estereótipo da “mocinha” dos romances que costumamos ler, muito pelo contrario, é desengonçada, feia, alta demais para uma mulher e para a sua idade. Sempre rejeitada e motivo de piada no colégio ela conta apenas com a amizade de Scott, seu melhor amigo desde a infância, embora ela no inicio não perceba que ele espera dela mais do que uma simples amizade. 
Beth tem algo muito especial: sua linda voz, que é o que a aproxima de Derek, o pálido e taciturno (como eu não havia lido a sinopse achei que ele fosse um vampiro kkkkkk) cantor do coro dos Jovens de Amabile, garoto pelo qual ela acaba se apaixonando. O interessante é que no decorrer da história e a medida em que eles se conhecem melhor, ao contrário do se espera, Derek torna-se cada vez mais frio e distante, um mistério que nos consome até quase o final do livro. E por ai se desenrola a história, que em alguns momentos achei um pouco maçante, mas não o suficiente para me fazer desistir da leitura. Também é interessante observar a evolução e amadurecimento da garota tímida e insegura, que ao ser confrontada com o sofrimento e a perda, torna-se uma pessoa extremamente forte e corajosa. 
O fator mais interessante do livro, na minha opinião, foi a  abordagem sobre a “Fibrose Cística", doença que acomete milhares de pessoas e que tão pouco sabemos sobre ela. O tema despertou minha curiosidade, já naturalmente aguçada, o que me levou a sair em busca de maiores informações à respeito. Pesquisei muito sobre a patologia e descobri um site muito esclarecedor, com uma linguagem bem simples e repleto de depoimentos emocionantes. Se quiserem saber mais sobre o assunto visitem o site : http://www.fibrosecistica.com
Enfim, não vejo o livro como uma história triste, mas uma história real, embora os personagens sejam fictícios, os problemas e dramas fazem parte do nosso cotidiano, da vida real. A vida nem sempre é cor de rosa, todos temos alegrias, tristezas, doenças, passamos pela emoção da nascimento de uma nova vida ou dor de perder alguém que amamos. O grande segredo é absorver o melhor de cada um desses momentos, mesmo que sejam tristes e usarmos como um aprendizado afim de nos tornarmos pessoas melhores e mais fortes e quem sabe com isso até ajudar pessoas que estão passando pelos mesmos problemas. Às vezes estamos tão absortos em nossos próprios problemas que não enxergamos que existem pessoas com problemas muito maiores ou então deixamos de enxergar coisas ou pessoas maravilhosas ao nosso lado e simplesmente não notamos. 



3º lugar – Diário de uma paixão – Nicholas Sparks


"Não sou nada especial, disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. 



******

É um romance inspirado na vida dos avós do próprio autor Nicholas Sparks. Narrado por um senhor que mora em uma casa de repouso e passa seus dias lendo um diário para uma idosa que sofre de Mal de Alzheimer. O diário conta a historia de uma casal, que na verdade é a própria historia de amor entre Noah e Allie (esse senhor e sua esposa que é para quem ele lê o diário só que ela não se lembra dele) quando eles eram jovens. Noah viveu com Allie na juventude uma intensa e avassaladora paixão, mas ambos foram afastados e tomaram destinos diferentes durante uma parte da vida, mas o destino os uniu novamente. Podemos perceber que mesmo com o passar dos anos o amor de Noah por sua Allie não diminuiu, muito pelo contrário, só se tornou diferente mas com a mesma intensidade. Noah é um homem muito gentil e paciente e o mais interessante é a forma como ele lida com a doença da esposa e tudo o que ele faz é tentar fazer com que ela não sofra e tenha momentos felizes mesmo estando doente.  É uma linda historia de amor que nos faz pensar sobre o que seríamos capazes de fazer por um verdadeiro amor.
Quanto ao livro de Sparks nos leva a questionar se que esse tipo de amor ainda existe nos dias de hoje. Será apenas devaneio da  imaginação de um escritor ou palavras de algum livro antigo ? Será que há lugar para esse tipo de emoção nos dias de hoje?
E você já encontrou o seu ? Se a resposta for sim, parabéns, pois não deve ser algo fácil de achar, diria até que é muito raro. Se ainda não encontrou não perca as esperanças. Olhe melhor ao seu redor, pois ele pode apenas estar em uma embalagem diferente da que você espera. 
Esse romance que tem uma grande carga emocional
e uma avalanche de sentimentos. Essa é uma das  características dos romances de Nicholas Sparks, com desfechos que nem sempre são como nós esperamos, mas que no final amamos do mesmo jeito. 


Image and video hosting by TinyPic

2º lugar – A culpa é das estrelas – John Green



A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.


******

Ao ler esse livro eu viajei por vários sentimentos: alegria, raiva, tristeza, esperança, frustração, uma verdadeira montanha russa emocional. Tenho que frisar que achei a narrativa de John Green incrível e li as 286 páginas direto, sem conseguir parar. Não tinha lido nenhum livro dele antes e já estou louca para ler outro. Gostei da forma crua e honesta como ele escreve, sem querer romantizar o tempo todo. Um bom romance nem sempre é feito de pessoas perfeitas e finais felizes. À principio a história pode parecer  um drama, mas tem momentos hilários, que me renderam boas gargalhadas. Gus é um personagem apaixonante. Charmoso, divertido, extremamente sincero, que adora metáforas e é muito convencido. É bem interessante o modo como ele vê as coisas e a si mesmo.
Bem, amei o casal Hanzel e Gus, que apesar jovens de serem obrigados a lidar com problemas tão dolorosos,  tentam juntos construir seu "próprio infinito". O livro tem frases muito marcantes e uma delas me tocou muito.

 Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso."

Lindo né? Eu recomendo, recomendo, recomendo!!!


Image and video hosting by TinyPic

1º lugar – Como eu era antes de você – Jojo Moyes


Aos 26 anos, Louise Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado. 

******

Tenho tanto à dizer sobre esse livro e o farei futuramente, pois ele merece uma minuciosa resenha, algo que ainda não me sinto apta à fazer. Não creio que meus “pitacos” sobre os livros que leio farão jus a descrição que esse livro merece. Quem sabe um dia... 
Como já disse antes, não sou uma pessoa emotiva, que chora facilmente, mas esse livro me levou “literalmente” às lágrimas. 
Ao começar a ler ”Como eu era antes de você” jamais imaginei que ele pudesse me causar tamanho impacto. O livro é narrado predominantemente do ponto de vista de Lou, embora alguns capítulos são contados sob a visão de personagens secundários. O tema principal a principio parece bem clichê, mas no decorrer da trama toma um rumo completamente diferente do esperado. A historia trata de duas pessoas completamente diferentes, de mundos diferentes que por conta de uma fatalidade se veem obrigados a conviver. A narrativa da Jojo é envolvente, rica em detalhes, inclusive na descrição da rotina e complicações referentes ao dia-a-dia de um tetraplégico. A autora fala sobre medicações, efeitos colaterais dos remédios  e doenças decorrentes da falta de mobilidade de um cadeirante, o que mostra  que realizou um estudo profundo  para escrever com propriedade sobre o assunto. 
Jojo nos confronta com nossos valores morais e éticos, como também retrata temas tão controversos, que nos levam à vários questionamentos e achei isso fascinante.
Da metade do livro em diante eu já estava esperando um desfecho nada agradável, mas no fundo eu tinha aquela pontinha de esperança de que Will mudasse de ideia. Esperava que o amor fosse suficiente para demovê-lo de sua decisão.
O livro me fez refletir sobre nossas limitações, sobre até onde elas são realmente um empecilho pra buscarmos nossos objetivos ou se são apenas uma desculpa para nossa acomodação. Outra reflexão foi sobre até onde Lou devia ter lutado pra salvar seu amor ou até onde,  em nome desse mesmo amor, ela deveria respeitar a  decisão dele, por mais absurda e dolorosa que fosse. Temos ainda a polêmica decisão de Will e nossos questionamentos sobre  certo e errado,  mesmo diante de seu sofrimento excruciante.
Uma coisa é certa: a reação que esse livro causa nas pessoas depois que o leem é quase sempre a mesma, sentimentos ambivalentes, tristeza e frustração pelo desfecho, mas ao mesmo tempo vemo-nos apaixonados pela história e seus personagens. 
Confesso que ao término do livro demorei uma semana para me recuperar e fiquei um pouco deprimida.  O mais incrível é que questionando várias pessoas que o leram , observei que a maioria delas compartilharam dos mesmos sentimentos que eu e a resposta foi a mesma que a minha: " Não me  arrependo nem por um segundo de tê-lo lido".
Amo a forma como alguns livros mexem com nossas emoções, não só alegria, mas tristeza,  raiva,  frustração, excitação, euforia e até luxúria, essa é muito interessante ;)  Não tenho medo de explorar tais emoções, pois faz arte da vida e  cada momento tem seu brilho, mesmo aqueles que são escuros.

Como eu disse anteriormente, "Como eu era antes de você" merece uma resenha de verdade e ainda tenho um milhão de outros tópicos sobre esse livro fervilhando na minha cabeça. Quem sabe um dia eu coloque tudo no papel , melhor dizendo, na tela. 

Bem, hoje falei sobre os livros que me fizeram chorar, em outra ocasião falarei sobre os que me fizeram rir. Estou pensando também em escrever sobre os que quase me mataram de raiva, que com certeza não foram poucos, tanto pela narrativa em si, quanto pela frustração no tocante a falta de qualidade. Quem está acostumado a ler muito, volta e meia se depara com uma porcaria, aliás elas estão por ai aos montes e algumas delas postadas em nosso blog kkk, que tenta ser o mais democrático possível. Falar sobre gosto literário é um terreno muito perigoso, mas não podemos nos eximir, mesmo porque nossos leitores esperam isso de nós e as opiniões contrárias são sempre bem vindas. Com certeza elas vão surgir, afinal , ninguém é detentor da verdade absoluta, não é mesmo?
 
E aí, qual é a sua lista?  Quais os livros que mexeram com suas emoções? Comentem, estou curiosa para saber.

Fonte: Skoob, Skoob, Skoob, Skoob, Skoob, Fibrose Cistica.com


Postado por Bel 

7 comentários :

Unknown disse...

Bel,arrasou no post. 1º lugar merecidamente para "Como eu era antes de você"...livro maravilhoso. Parabéns!!!

Mirelle Candeloro disse...

Oi Bell, adorei o post, com certeza Como eu era antes de você acabou comigo, de tanto que chorei. Mas curiosamente fui uma das poucas pessoas que não chorou ao ler A Culpa é das Estrelas, pelo contrário, só ri.. vai entender.. hehe Beijos, Mi

www.recantodami.com

Teste disse...

Arrasou na lista!!!! Parabéns!!! Bjinhus doces

Teste disse...

Chorei muito lendo "p.s. eu te amo" da cecelia ahern e " a culpa é das estrelas"

Mila Silva disse...

Acabei de Ler "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ", e digo que foi de longe o livro mais emocionante e mais marcante que li. Ainda fico muito emocionada quando lembro da história dele ou só de ver a capa...rs A reação ao ler é uma coisa de amar, rir, odiar e ficar frustrada. Realmente é uma situação muito complicada a do Will e da Lou, que não dá pra escolher um único lado, apesar de eu ter torcido até o último minuto ele mudar de ideia. O livro é fantástico, linda história de amor, apesar de imensamente triste… Esse livro me marcou profundamente. Eu mega recomendo, vale a pena ler.
Bjs, Mila

Cantinho das Leitoras Compulsivas disse...

Obrigada da Mi. Realmente A culpa é das estrelas tem umas partes muito hilárias, mas estava vivendo um caso de câncer na familia quando li o livro e fiquei um pouco afetada. Bjs

Tah disse...

"Como eu era antes de você", o livro mais emocionante que ja li..... NUNCA CHOREI tanto lendo um livro.... PERFEITO, MARAVILHOSO... lindo Demais!

Postar um comentário

CAROS LEITORES:
ESTE ESPAÇO DESTINA-SE APENAS A COMENTÁRIOS SOBRE POSTAGENS.

EQUIPE CLC

Papo de Leitor (a)

Regras do Chat